MMR

Método de Melhoria de Resultados (MMR) é o caminho que vem sendo adotado em escolas da rede de educação do Estado de São Paulo a fim de que todas atinjam metas e  produzam bons resultados.

1- Publicação em 31/08/2020

2- Biblioteca digital 01/09/2020

Primeira reunião de 2020

Reunimos com os professores para diagnosticar alguns problemas pertinentes da escola, onde foi apresentado algumas ações ocorridas do ano anterior, e diante disso surgiram  várias ações, entre elas uma formação mais aprofundada  para o corpo docente em relação à utilização da tecnologia, e outras ações gerais.

Ações apresentadas  em 2020 - durante 1ª reunião


Esta ação foi realizada durante o programa Escola da Familia no ano de 2019, e aplicada em sala de aula no decorrer de todo o ano de 2019 pelo professor também responsável pelo citado programa.

AÇÃO CONSTRUÇÃO DE MAQUETE
Ação desenvolvida pela Professora de matemática Luciane Valboeno, que mereceu destaque na 3ª Mostra Cientifica das Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Bauru,
Ações no primeiro momento
Após nossa primeira reunião  diagnosticamos algumas causas que afetam a aprendizagem dos  nossos alunos e foi proposto algumas ações para ocorrer durante o ano letivo.
1.Dificuldade em vislumbrar a matemática como um conhecimento fundamental na vida cotidiana
Ação: Demonstrar através elementos práticos , como o serviço postal por exemplo, sobre importância da utilização da matemática
2.Dificuldade em vislumbrar a matemática como um conhecimento fundamental na vida cotidiana
Ação: Identificar a importância da matemática na construção civil através da produção de maquetes
3.Ausência de acesso a diferentes tipos de fontes textuais
Ação:Incentivar e orientar os docentes, em ATPcs, sobre a importância da utilização de novas tecnologias
4.Formação inadequada da equipe docente no uso de equpamentos e softwares em tecnologia
Ação: Promover formação básica de uso de tecnologia
Ação: Subsidiar os professores com diversos acervos digitais e disponibilizar um sistema de WIFI exlusivo na sala de informática, onde os alunos também terão acesso nos próprios celulares
5.Dificuldade em vislumbrar a matemática como um conhecimento fundamental na vida cotidiana
Ação: Desenvolver temas de pesquisas relacionadas a organização financeira doméstica e empresarial
6.Falta de ambientes diversificados e significativos, além da falta de acesso à internet.
Ação: Promover formação básica de uso de tecnologia, utilizando além dos programas tradicionais(editor de texto, planilha de cálculo, apresentações), o ARDUINO
Ação: Criar salas ambientes da área de exatas e língua portuguesa, implementando o uso do WIFI nestas, através de um roteador
7.Os alunos não têm acesso a obras que atendam seus interesses e que sejam adequadas para suas faixas etárias
Ação: Orientar e incentivar os alunos quanto a importância de acesso à acervos digitais literários, dando maior diversificação na escolha de obras literárias.
8. Ausência de acesso a diferentes tipos de fontes textuais
Ação: Incentivar e promover a leitura de diversos gêneros textuais, possibilitando ao aluno a compreensão das principais diferenças entre fato e opinião
9.As Avaliações dos conteúdos não são representativas , não expressam a verdadeira realidade de evolução dos conteúdos assimilados pelos alunos,gerando a falsa ideia de processo ensino aprendizagem desenvolvido e apreendido.
Ação: Despertar nos discentes a importância da matemática na utilização de novas tecnologias e redes sociais.

O despertar para o pertencimento-preparando as ações

Afim de estimular nossos alunos como protagonistas, vários trabalhos de conscientização foram colocadas em ação dentro da U.E. vejamos algumas.
Atividades dos alunos do 6ºano, por INICIATIVA PRÓPRIA, onde
outras ações de conscientização foram feitas e organizadas pelos
 alunos.

Diferenciando o intervalo

Para propiciar um intervalo diferenciado aos nossos alunos liberamos o WIFI, para que possam acessar as redes de internet, com isso aumentando o pertencimento e demonstrando um outro lado da escola, tornando-a prazerosa em estar inserida nela.
Liberando o wifi através do roteador pedagógico
Instrumentos musicais na hora do intervalo
Alteração de ações
    Neste momento ímpar que vivemos devido ao convid-19, onde fomos obrigados à nos adaptarmos à um modo diferente de viver, não seria nada diferente com a educação, assim como outros segmentos a educação teve um grande impacto.
    Das ações apresentadas no inicio de ano, adaptamos neste primeiro momento (tudo é novo e falta de conhecimento específico) à um modelo de aprendizagem diferente para os alunos e muito diferente para os professores, baseado em uso de tecnologia(apesar que já era uma tendência, mas adiantamos significativamente o processo).
As ações propostas no inicio do ano foram adaptadas no contexto virtual, com a criação do aplicativo exclusivo da escola denominado, CONECTADO. Na imagem vemos parte de uma biblioteca virtual.

    Porém a escola e a equipe gestora já tinha um pensamento direcionado à tecnologia, não sendo portanto uma tarefa "muito" difícil, mas trabalhosa, principalmente na formação dos professores, e ainda as adaptações aos nossos alunos, em virtude da comunidade não dispor em sua maioria de recursos tecnológicos, tendo em vista que  nossas ações já evidenciavam a utilização de tecnologia nos seus diversos contextos.
    Dentro desta perspectiva e devido à este momento ímpar que vivemos, aceleramos a criação de  um aplicativo e a aquisição de um roteador com a finalidade de utilizarmos nas salas de aula  e no laboratório de informática, já prevendo que o ENSINO HÍBRIDO seria uma realidade, e agora acelerada pela quarentena que vivemos.
 Vista geral do aplicativo CONECTADO
    A criação deste aplicativo levou em conta a SIMPLICIDADE de acesso, pois foi pensado de forma que o aluno não tivesse complicação para usufruir, não exigindo códigos, cadastros e etc., enfim tornando se FUNCIONAL.
        Uma outra característica planejada foi a de que nossos alunos teriam um acesso híbrido ou seja um endereço da Web para acesso(http://conectado.euestudo.com.br), pois sabemos que muitos celulares dos nossos alunos não possuem memória suficiente para atender a instalação de um aplicativo.

Tutoriais para utilização do aplicativo CONECTADO

A Escola teve a preocupação de criar tutoriais para a utilização correto do aplicativo, pois devido a não familiarização com tecnologia os usuários sentiam muita dificuldade.
Como acessar as atividades

Como enviar as atividades
Como obter uma declaração de mátricula
Justificando a utilização do celular
    Hoje o celular é muito mais funcional na maioria dos contextos que necessitamos, além de ser preferencialmente utilizados pelos nossos jovens.
    A relação preço e funcionalidade também tem suas vantagens, apesar que os computadores/notebook, serem mais rápidos o celular cumpre as necessidades comuns dos usuários com inúmeras funções e facilidades a mais.
Pesquisa por dispositivo utilizado no Brasil
A escola no mês de maio de 2020, também fez uma pesquisa e obtivemos os seguintes resultados:
Como é o acesso à internet - maio 2020, pesquisa realizada on-line

Diante destes dados apresentados, orientamos nossos alunos sobre de como podemos utilizar o celular para o uso na aprendizagem, por ser o meio  de fácil acesso, portanto optamos que os computadores da sala de informática seria para outros tipos de aprendizagem, tais como uma aplicação para programação, simulação de softwares para o ARDUINO e outras.
Podemos ver a seguir, umas das utilidades do celular sem a necessidade de um computador ou notebook.

Trabalho da professora Doésia, no qual as alunas produziram um trabalho utilizando o celular na disciplina de eletiva, durante o período de pandemia.


Aulas descontraída do professor Daivid de Arte

Segunda Reunião MMR

Nesta segunda reunião, foi apresentado e discutido sobre estratégias para o engajamento dos alunos e a busca que estamos realizando destes alunos para aumentar o sentimento de pertencimento junto à UE.

Criamos grupos de WhatsApp, sendo o primeiro para contato geral com a comunidade, onde temos 45% dos nossos alunos e responsáveis integrantes, e os grupos individualizados por sala de aula para que o aluno tenha uma maior aproximação com os seus professores,  mantendo com isso o vínculo cognitivo.

   Terceira reunião -MMR


    Nesta reunião estiveram presentes alunos e os responsáveis pelos mesmos, equipe gestora e Supervisor de Ensino e entre diversos assuntos foi priorizado o retorno presencial das aulas, e o ensino híbrido.

Indo além do aplicativo

        Hoje a escola possui o aplicativo onde reúne diversas utilidades aos nossos alunos e comunidade, apesar do Estado ter fornecido um aplicativo, que por sinal muito bom, pensamos que alem deste aplicativo a escola poderia se aproximar mais dos nossos alunos, com isso trazendo com orgulho um maior pertencimento, diferenciando das demais escolas.
         Dialogando com alguns alunos, percebe-se isso, pois presencialmente constatei a discussão entre dois alunos, dizendo para outro de escola diferente questionando que a nossa escola é "chique", tem aplicativo e a sua tem que usar a rede social 'FACEBOOK'
        Este sentimento é claro quando questionado se 'não tem como ele aprender a fazer um aplicativo'.
        É evidente que ainda é pouco o interesse, mas pelo menos podemos dizer que a SEMENTE FOI PLANTADA.
        A escola possui outra plataforma de estudo, mais profissional que dependendo dos nossos estudos poderá ser implantada na U.E., uma plataforma utilizada por várias universidades baseada na plataforma MOODLE.
          Atualmente 35% dos nossos alunos tem o aplicativo CONECTADO instalado, sem constar nestes dados os que não tem o aplicativo instalado e acessam pelo WEB.
No canto inferior direito temos a contagem em tempo real dos acessos no aplicativo
Desde 2017 temos uma plataforma profissional de estudos, a qual não foi lançada e nem utilizada, aguardando o momento propício para tal fim.

COMUNIDADOS 



3ª  REUNIÃO MMR


COMUNICANDO OS ALUNOS SOBRE ATIVIDADES



DOAÇÃO DA COMUNIDADE ATRAVÉS DA ESCOLA DE UMA BOLA DE FUTSAL

Promover entre a comunidade escolar, uma interação além dos estudos.


BUSCA ATIVA
É uma rotina de todos da unidade escola a busca por alunos para a realização de atividades escolares. 
Mantemos corriqueiramente a informação através das redes sociais além dos contatos constantes por telefone por parte das agentes de organização.

10 faixas feitas em lonas e instaladas em diversos locais do entorno da escola

Vídeo publicado nas redes sociais-Facebook e Twitter



Vídeo publicado nas redes sociais-Facebook e Twitter


Propaganda nas redes sociais

BUSCA ATIVA DOS ALUNOS



Um comentário: